VINIL COLANTE ARTE ATAQUE MANIFESTO

UNIVERSIDADE DO GRAFITE

In Uncategorized on 10/06/2011 at 5:33 PM


FILME – UNIVERSIDADE DO GRAFITE
Por Cláudio Brasil

Com a proposta de familiarizar cada vez mais o público jovem com a Arte Urbana e evidenciar as principais vertentes da cultura de rua, é que surge, através de uma linguagem dinâmica e irreverente o projeto educacional Universidade do Grafite. Um filme que apresenta a Arte Urbana Contemporânea de maneira didática, por um ângulo totalmente diferenciado, mostrando técnicas e criações do grafite em intervenções usando spray, estêncil, adesivos, lambe-lambe e aerosolgrafia.

Idealizado e realizado pelo multimídia e professor universitário Vlaidner S. de Lima, o filme faz um passeio pelos novos segmentos do expressionismo urbano, evidenciando o processo de criação de maneira descontraída, desde a idéia até a execução final da obra. Uma visão inovadora que divulga uma tendência que ganha, cada vez mais, fôlego nos meios de comunicação, deixando para trás uma barreira que não condiz mais com a atual realidade cultural: a arte urbana está ganhando espaço em museus, em galerias de exposições e, agora, invade as universidades, propondo novas percepções criativas e uma maior identificação com o pensamento juvenil.

Totalmente produzido com a participação de voluntários, alunos e acadêmicos da área de comunicação social, Universidade do Grafite mescla, harmoniosamente, signos auditivos e visuais. Segundo Vlaidner, esse vídeo faz parte de um processo ainda maior. Representa apenas uma pequena introdução à Arte Urbana. Uma ferramenta que vêm com a sugestão de aproximar os jovens, servir de entretenimento e passar a idéia de que a Arte pode transformar quando associada com cidadania. Por fim passar lições de vida. “A Arte Urbana está aí. Ela existe e nunca vai acabar. E nada melhor do que plantar a consciência de que pode ser feita de uma maneira limpa, que não agride e nem deixa feio quando colocadas em lugares apropriados”. – explica o autor.

A trilha sonora dessa produção audiovisual é um outro diferencial que dá autenticidade a essa emergente cultura do asfalto. Composta por bandas e produtores de Santos e Guarujá, a musicalidade percorre desde o rap metal passando pelo som regional com poesias caiçara, até a alternativa e mundial música eletrônica, como consta na faixa “Poseidon”, do produtor musical Ricardo Lara, mais conhecido como VJ Spetto.

Vinhetas, tomadas de câmera e a criação de personagens coloridos desenhados em caixas de papelão, feitos exclusivamente para esse projeto, completam a atmosfera do vídeo, que contou com a participação da artista e produtora Aline Benedito. “O filme apresenta um conjunto. Na verdade nós não queríamos mostrar simplesmente o Grafite. Porque hoje em dia, ele se desmembrou, acabou virando apenas um dos itens da chamada Arte Urbana, que envolve várias outras linguagens. Queríamos mostrar como ela é feita e como ela é apresentada. Dar referências positivas deste tipo de manifestação”. – complementa Aline.

A aplicação de conhecimentos gráficos, de edição e sonoplastia, as entrevistas e contato com os músicos das bandas e os artistas convidados se convergiram numa apresentação que pretende desmistificar o lado negro atribuído a Arte Urbana, lado negro este que não existe, fato já percebido há tempos pelos muitos expoentes dessa forma de expressão.

Sinopse:

Universidade do Grafite faz um passeio pelas novas linguagens da Arte Urbana Contemporânea. O filme mostra o processo de criação, desde a idéia até a execução final da obra, utilizando técnicas como estêncil (stencil), adesivos (sticker), aerosolgrafia (spray paint) e lambe-lambe (poster). Estas formas de intervenção urbana foram logo assimiladas pelos grafiteiros e, são fenômenos que chegaram com o desenvolvimento da tecnologia digital, que por sua vez espalhou essas técnicas rapidamente pelo mundo com a evolução dos meios de comunicação.

Nota:

Todos os artistas, elenco, autores e músicos que participaram neste filme são das cidades de Guarujá e Santos, Litoral do Estado de São Paulo – Brasil

Direitos Autorais:
Filme didático com venda proibida. Cópia autorizada para fins educacionais.

Ficha Técnica:
Duração: 50 minutos
Idioma: Português
Áudio: Português
Regiões: Todas
Sistema de cor: NTSC
Som: Doldy Digital Estéreo
Filmado na Cidade do Guarujá
Formato de Gravação: Mini DV

6h de Gravação
50h de Edição
Universidade do Grafite
Uma Reflexão Visual e Auditiva
Santos-SP – Brasil – 2007
Escrito e dirigido por Vlaidner S. de Lima.

Trilha Sonora
Emerson Pinheiro – Jangadeiro e os Caiçaras – Playground – Radiola Santa Rosa – Sabão em Pedra – Spetto – Zahar

Artistas Convidados
Bazane yo – Colante – Fixxa – Halanz – Leo – Primos – Tatiana SS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: