VINIL COLANTE ARTE ATAQUE MANIFESTO

MACUMBARTE

In Uncategorized on 19/09/2010 at 3:29 PM

MACUMBARTE – ESTAÇÃO IMAGINÁRIO
Por Tatiana S. Santos

Nesta última sexta-feira, mesmo cansada, estive e não me arrependo nem um pouco, num evento super bacana na antiga Cadeia de Santos, hoje Oficina Cultural Pagu. A entrada era apenas 1kg de alimento não perecível!

Vários artistas que estão começando mostraram muita sensibilidade, senso crítico e o mais importante: poesia. Uma mistura de grafite, pintura, desenho à mão, vídeos e uma série de outros elementos utilizados para interagir com o expectador das obras.

Eu, que adoro desenhos e poesia, fiquei extasiada, pois já tinha perdido minhas esperanças em jovens criativos da baixada. Para minha alegria, eles me surpreenderam principalmente pela percepção que têm do mundo. Uma perceção feminina. Pronto, agora os machões vão me lascar de críticas. A temática das obras teve muito a ver com a nossa ligação com o mundo. Ligação afetiva e instintiva.

Uma dor e um questionamento sobre um possível desligamento com a Terra, o que ocorre atualmente em nossos tempos tão dedicados ao trabalho, ao lazer do consumo e raramente dedicados ao nosso interior e origem. Além do mais, a exposição foi uma prova de que a verdadeira essência do artista não está apenas em antender a demanda do mercado, a fuçar no Corel Draw, a fazer milagres no Photoshop, a ser diretor ou estagiário de criação.

Artista é o espeto na mente a que Sócrates se referia, eu digo que artista é o alfinete na bunda dos incomodados e mais, é o que não nos deixa parar, desistir. A arte é o que impulsiona o homem, é ela quem o lembra de si, dos medos, desejos e sonhos. É loucura, mas sem perder a consciência. É sim, contradição, mas que leva a algumas certezas.

Ai que bons eventos esses…

FICHA TÉCNICA

MACUMBARTE – BRASIL – 2007
EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA ESTAÇÃO IMAGINÁRIO
Local: Oficina Cultural Pagu (Cadeia Velha)
Praça dos Andradas s/ n° – Santos-SP / Brasil
Entrada 1kg de alimento não perecível

Artistas Convidados:
Colante – Fixxa – Érico Bomfim – Shel – Tom Pira – Hugo – Ghori – Piui – Thago – Shesko – Jerri Rossato – Magiac – Fabiano Lokinho – Verso33 – Primos – Vela

DJ Sets e Shows:
DJ Pesado – Sabão em Pedra (Hip Hop Fuzion)

Confira as fotos e outras imagens aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: